Toxina botulínica: desvendando mitos e verdades. Vamos falar sobre mitos e verdades da toxina botulínica, o tratamento estético mais famoso da atualidade? Se você procura por informações confiáveis sobre isso, veio ao lugar certo.
Provavelmente, o termo toxina botulínica já cruzou o seu caminho por diversas oportunidades. Isso acontece porque é uma palavra tem se tornado cada vez mais comum, mas será que você realmente entende como a toxina botulínica age no rosto? Vamos desmistificar alguns conceitos e trazer luz aos segredos do tratamento estético mais famoso.
Como a toxina botulínica age no rosto: entendendo a ciência
A toxina botulínica, é uma substância produzida a partir da bactéria Clostridium botulinum. Quando utilizada em pequenas doses, ela tem o poder de relaxar os músculos, impedindo as contrações que causam as temidas rugas e linhas de expressão. O procedimento é comumente aplicado em regiões como a testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas.
A ação da toxina é localizada e temporária, o que significa que não afeta outros músculos além daqueles diretamente injetados. Contrariando o mito de que a toxina botulínica deixa o rosto congelado, a técnica busca um equilíbrio delicado entre a redução de rugas e a manutenção da expressão natural.
Toxina botulínica: desvendando mitos e verdades
1. A toxina botulínica é tóxica para o corpo
Mito!
Não existe toxicidade associada à toxina botulínica utilizada na Medicina Estética, mas é possível que qualquer intoxicação esteja associada à ingestão alimentar (denominada “botulismo”).
O botulismo é uma intoxicação alimentar, causada por uma bactéria liberada no organismo, portanto isso não acontece com a toxina utilizada para fins estéticos.
2. A toxina botulínica torna a área tratada rígida e pouco natural
Mito!
A toxina botulínica é um medicamento que, se utilizado por mãos experientes, confere naturalidade e um resultado excelente.
Quando a dermatologista a utiliza, sabe perfeitamente como aplicar a dose exata para dar o aspecto mais natural possível ao paciente. No tratamento facial, por exemplo, a substância é injetada em áreas específicas que não limitam e nem alteram as expressões faciais.
O objetivo do uso da toxina botulínica, na verdade, é justamente dar uma sensação de relaxamento e eliminar os sinais de cansaço e idade.
3. Tratamentos com toxina botulínica são dolorosos
Mito!
O paciente que se submete ao procedimento estético não sentirá dor, ou caso sinta, é uma dor totalmente suportável. É provável que o paciente sinta apenas uma leve sensação de queimação quando o medicamento penetra na pele, mas essa sensação desaparece em poucos minutos.
A pele ficará ligeiramente vermelha, mas essa vermelhidão também tenderá a desaparecer rapidamente. Existe também a possibilidade de aplicação de algum tipo de creme ou pomada anestésica, caso seja necessário, em pacientes mais sensíveis.
Mesmo que a substância seja aplicada em áreas muito delicadas, próximas aos ossos ou aos olhos, é normal que o paciente tema que doa, mas as infiltrações são feitas com agulhas muito finas.
4. A toxina botulínica não foi totalmente testada e, portanto, é insegura
Mito!
A toxina botulínica já enfrentou diversos testes clínicos ao longo dos anos, sendo também purificada e processada antes de chegar, em forma de frascos, aos consultórios dos dermatologistas.
Muitos artigos científicos foram escritos sobre sua segurança e eficácia internacionalmente, e além disso, no Brasil, temos a Agência Nacional de Saúde, a ANVISA, que possui processos bem rígidos antes de dar aprovação a qualquer medicamento e tratamento.
A toxina botulínica também é utilizada, por exemplo, no tratamento de espasmos musculares, portanto fora da medicina estética, na neurologia, ortopedia e também em pacientes pediátricos.
Portanto, a sua segurança é garantida tanto pelos estudos acadêmicos como pela experiência clínica, abundantemente comprovada há vários anos.
5. Se for submetido a muitos tratamentos botulínicos, não poderá mais parar.
Mito!
O efeito da toxina botulínica não é permanente, é um relaxante muscular e por isso os tratamentos devem ser repetidos ao longo do tempo. Isto significa que, após alguns meses, o estado da área tratada volta lentamente ao seu estado original.
É aconselhável repetir o tratamento de duas a três vezes por ano para que os resultados tenham continuidade e a pele fique com um efeito mais relaxado e menos cansado.
Submeter-se a infiltrações de toxina botulínica ao longo do tempo pode prevenir a formação de rugas e limitar a sua propagação.
Portanto, a toxina botulínica não causa dependência e o paciente tem liberdade para decidir se volta ao médico para repetir ou não o tratamento.
6. Eficácia no Tratamento de Rugas
Verdade!
A toxina botulínica é altamente eficaz no tratamento de rugas e linhas de expressão. Ao relaxar os músculos responsáveis por essas rugas, proporciona uma aparência mais suave e jovem. Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais ele é mais procurado!
7. Versatilidade em Aplicações
Verdade!
Além de reduzir rugas, a toxina tem aplicações versáteis. Pode ser usado para tratar condições como hiperidrose (excesso de suor) e enxaquecas crônicas, destacando sua versatilidade terapêutica.
É bastante comum encontrarmos nos consultórios dermatológicos pessoas com diversos objetivos diferentes recorrendo à aplicação da toxina botulínica.
8. Resultados Temporários
Verdade!
Conforme citado anteriormente, os resultados da toxina botulínica são temporários, geralmente durando de três a seis meses. Essa temporariedade permite ajustes conforme as mudanças naturais no rosto ao longo do tempo.
Importante que se destaque a individualidade de cada caso. Um bom profissional de saúde na área da dermatologia certamente saberá qual é o tempo certo de duração da aplicação para cada necessidade.
9. É um procedimento minimamente invasivo
Verdade!
O procedimento de aplicação da toxina botulínica é minimamente invasivo. Utiliza agulhas finas para injetar a toxina botulínica, minimizando o desconforto e permitindo uma recuperação rápida.
Essas informações certamente serão muito úteis para que você tire todas as suas dúvidas sobre esse tratamento que tem sido tão procurado nos consultórios de dermatologia!