Ah, o verão! Sol, praia, piscina… e aqueles cuidados extras com a pele. Quando chega essa estação, muita gente se pergunta: será que consigo continuar com tratamentos como peeling e laser, mesmo com o sol brilhando intensamente? A resposta é: sim, é possível. Contudo, isso vai depender do quanto você vai se expor ao sol. Vou explicar tudo aqui para que você possa cuidar da sua pele de forma segura e eficaz.
Peeling e laser no verão? Pode, mas com condições!
O verão é a estação em que a exposição ao sol está no seu auge. Com os termômetros subindo e aquele convite irresistível para dar um pulo na praia ou na piscina, o receio em relação a procedimentos que envolvem peeling e laser é compreensível. Afinal, o risco de manchas e queimaduras é maior, e isso pode deixar qualquer um preocupado.
Porém, em muitas situações, essas preocupações não refletem a realidade! Se você é do tipo que passa os dias trabalhando no escritório, sob o ar-condicionado, e não planeja muitas idas ao litoral ou mergulhos em piscinas durante o fim de semana, esse tipo de preocupação não faz muito sentido. O que importa, na verdade, não é a temperatura quente do verão, mas a incidência dos raios solares sobre a pele.
Peelings e laser deixam a pele mais sensível e suscetível a danos. Se você se expõe ao sol logo após o tratamento, a chance de desenvolver manchas é maior. Mas se a sua rotina é longe dos raios solares, esses procedimentos estão tranquilamente liberados.
A importância da proteção solar
Portanto, conforme explicado, o verdadeiro fator determinante para realizar tratamentos de pele no verão não é a estação em si, mas o quanto você se protege! Logo, se você está comprometida a evitar o sol do verão, usando protetor solar de amplo espectro, se mantendo protegida em ambientes fechados e, obviamente, não indo às praias e piscinas — os tratamentos podem ser feitos sem problema, mesmo durante a estação mais quente do ano.
Em muitos casos, o peeling e o laser são indicados justamente para ajudar a melhorar a aparência da pele danificada pelo sol. Tratamentos de peeling, por exemplo, ajudam a esfoliar as camadas danificadas e estimulam a produção de novas células saudáveis, enquanto o laser pode atuar na pigmentação e no rejuvenescimento da pele.
Peeling e laser: cada caso é um caso
Os tratamentos de peeling e laser não são todos iguais. Existem diversos tipos de peeling (químico, superficial, profundo, dentre outros) e diferentes tecnologias de laser. No verão, os dermatologistas preferem utilizar lasers menos agressivos e peelings superficiais. Esses tratamentos têm um tempo de recuperação menor e também causam uma sensibilidade reduzida, o que facilita a adaptação ao verão.
Portanto, antes de sair marcando qualquer tratamento, converse com sua dermatologista. Dito isso, se você é do tipo que adora se bronzear, é melhor deixar esses tratamentos mais agressivos para outras épocas do ano. A ideia aqui é alinhar expectativas e garantir que a pele não sofra nenhum dano inesperado.
Como garantir a segurança da sua pele no verão
Além do uso de protetor solar, que deve ser corriqueiro, e não apenas durante o verão, existem outros cuidados que você deve seguir para garantir que sua pele esteja protegida após tratamentos de peeling ou laser durante o verão.
Uma dica é investir em hidratantes potentes, já que o calor do verão pode desidratar a pele e comprometer a recuperação. Além disso, o uso de antioxidantes é um bom aliado. Eles ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
O fundamental é conversar com a sua dermatologista, entender os riscos e as recomendações para o seu tipo de pele. Cada caso é único, e nada melhor do que uma profissional qualificada para orientar você sobre o melhor tratamento e as melhores práticas para o seu verão.
Tratamentos de pele no verão: posso fazer peeling e laser?
Sendo assim, tratamentos de pele como peeling e laser podem, sim, ser feitos durante o verão, mas é fundamental entender o seu nível de exposição ao sol. Se você passará todo o período do verão em casa, no escritório ou em qualquer outro ambiente fechado, evitando ao máximo os raios solares e adotando uma rotina dedicada de proteção à pele, não há o que temer.
Por outro lado, para quem adora curtir a praia e o calor, o mais indicado é deixar esses tratamentos para uma época em que o sol esteja menos presente no dia a dia.
Então, se você quer transformar a sua pele e ainda assim aproveitar um verão seguro, conte com a ajuda de uma dermatologista experiente. A Dra. Mônica Moya está pronta para te ajudar a planejar os melhores tratamentos para a sua pele, garantindo segurança e resultados incríveis. Agende uma consulta e cuide da sua pele do jeito que ela merece!